quarta-feira, 18 de junho de 2008

Primeiro blog - Só você pode fazer sua vida melhor

Bem, a muito tempo atrás começaram com esta história de blog. Em princípio pensei que era mais uma daquelas modas que pegam em adolescentes com acesso à internet e que fazem com que percam horas e horas em frente ao computador sem que construam nenhum tipo de conhecimento útil.

Assim como pensava desta forma, logo pensei que nunca criaria um blog também... náo foi bem assim. Entrando na onda, a empresa onde trabalho resolveu criar um serviço de Blog também, e aí criei meu primeiro Blog. Na verdade nunca postei nada mais interessante lá do que alguns trocadilhos baratos sobre frases que costumam estar expostas em avisos como o clássico "Antes de entrar no elevador, certifique-se que o mesmo está parado neste andar". Frases como esta são incríveis, eu fico me perguntando porque precisa de uma lei para dizer isto, mas enfim... não é este meu foco neste Blog aqui.

Após estas experiências ingênuas, percebi que poderia usar um blog para alguma coisa efetivamente útil, pra mim, sei lá, mas enfim se você está lendo isto é porque não está tão ocupado assim, e para minha consciência ficar limpa eu espero que você encontre algo que possa ajudá-lo a construir algum conhecimento útil.

Após anos trabalhando nesta indústria vitalícia... tenho aprendi algumas coisas. Atualmente tenho pensado muito sobre as coisas que acontecem no trabalho e que as pessoas realmente reclamam e buscam apoio para tentar resolver ao invés de simplesmente resolvê-las. O tipo de coisa que te incomoda, provoca trabalho repetitivo e improdutivo, discussões recorrentes sobre assuntos antigos, etc. etc., enfim...

Pois bem, só você pode melhorar sua vida. Esta é a frase!

Se você sabe qual é o problema, sabe qual é a solução e tem as ferramentas e conhecimento necessário para fazer aquilo que deve ser feito, não hesite, faça! Muitas vezes é bom assumir riscos pequenos para conseguir resultados melhores e aumentar a eficiência do seu trabalho. Deixar de resolver problemas recorrentes para ter tempo de ter novas idéias e inovar é sem dúvida muito mais gratificante.

Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Gaste um tempo a mais, faça o trabalho braçal agora, senão você irá sucumbir a ele amanhã.

Este é o primeiro Post, genérico, mas extremamente aplicável ao cotidiano da tecnologia.

Abraços.
Leandro Lima

Nenhum comentário: